Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, uma pequena capela de 200 metros quadrados, localiza-se em Wanjing Garden, junto à orla do Rio de Nanjing. Mantida por sacerdotes por seminaristas da cidade, recebe atividades religiosas como cultos e casamentos. A capela de madeira e aço possui uma forma externa gentil, assim como um espaço interno forte infundido com a misteriosa força da religião. Sua materialidade plana expressa a delicada lógica da construção.
As igrejas mais antigas possuem duas disposições inter-relacionadas - centralidade e profundidade. Tanto a centralidade do Panteão como o eixo profundo da Basílica foram herdados dos primórdios da Arquitetura cristã. A simetria central e axial do espaço da igreja tornou-se menos proeminente durante o período Modernista, os quais foram intimamente relacionados com a rejeição dos protestantes com a hierarquia católica.
No projeto da Capela Wanjing Garden o arquiteto, propositadamente, não rejeita a "centralidade" e a "profundidade" da sequência espacial clássica. Em planta, ela apresenta um hall central octogonal cercado por corredores quadrados. Em corte, o perfil do telhado e a longa fenda de entrada zenital amplificam a profundidade do espaço e são enfatizadas no ponto alto ao longo do espaço sagrado, onde se encontram todos os eixos.
O corredor de madeira conforma um duplo escudo no espaço do hall central. A casca interna é mais fechada, deixando a luz natural penetrar apenas através de aberturas na cobertura e paredes. A concha exterior, composta por delicadas tiras, serve como um filtro das vistas do lado externo, o que implica o início de uma experiência religiosa espacial. O sistema de concha dupla cria um espaço arquitetônico excepcionalmente interessante, que é diferente do "enclausuramento" da tradicional capela de pedra, ou da "abertura" da arquitetura moderna. A pequena capela tem sua planta na forma de um quadrado perfeito. Mesmo com o giro de 45 graus, conectando o espaço interno com a estrutura exterior, o quadrado permanece altamente integrado, simétrico e orientado para o centro. O eixo diagonal escondido na planta se estende também para a estrutura da cobertura, percebendo a integridade completa do espaço, material e força.
"... Deus é luz, e nele não há treva alguma."
- Bíblia de João
"Luz" é um tema importante nas expressões religiosas de espaços de igrejas. Nesse projeto em especial, a luz cai através da claraboia logo acima do eixo do altar para o centro do salão, e também penetra por trás da santa cruz na parede do altar. A presença dessa faixa de luz de 300 milímetros de largura é o elemento definidor mais poderoso do espaço interno. Mais luz natural adentra suavemente através das tiras de madeira nas aberturas na parede.
A estratégia de construção leve é uma escolha sábia num cronograma apertado e orçamento limitado. A estrutura do telhado, em conformidade com o material "barato", e a luz natural, acrescenta expressividade para todo o espaço. Todas as superfícies internas são pintadas em branco, enfatizando o papel principal da luz e do espaço. As tiras externas de madeira e as telhas asfálticas foram deixadas em suas cores naturais, destacando a importância da natureza.
As tiras de madeira que envolvem a igreja são tão delicadas que a sua proporção é de 1:120, excedendo em grande parte a carga estrutural solicitada. Com o comprimento de 12 metros e uma área de seção de apenas 38*89 mm, as tiras são conectadas à cobertura e ao chão por partes metálicas em ambas extremidades, mantendo-as no seu estado ideal de alongamento. Tiras de madeira adjacentes também estão conectadas com peças de metal em forma de U para garantir a estabilidade. Todos esses juntoa alcançam uma estrutura de metal-madeira que é extremamente simples na seleção de materiais e instalação.
Como uma instituição religiosa com funções muito simples, essa pequena capela tem seus espaços extremamente enxutos, que não poderiam ser atribuídos a um estilo em particular, mas "à natureza, que tolera tudo."
Originalmente publicado em 14 Dezembro, 2014